Durante o dia os painéis solares (ou módulos fotovoltaicos) realizam a captação da radiação solar para gerar energia elétrica. Essa energia, que pode ser consumida no local da usina ou injetada na rede elétrica, é processada pelo Inversor Solar de forma a deixá-la com a qualidade necessária para o uso. Quando injetada na rede, passará pelo medidor de energia bidirecional que contabiliza a energia para virar créditos (desconto) na conta de luz.
O módulo fotovoltaico é responsável por converter a energia da radiação solar em energia elétrica em corrente contínua. Os painéis devem ser instalados de forma a receber o máximo de radiação possível, otimizando a geração de energia.
O inversor solar é o equipamento responsável por transformar a energia em corrente contínua captada pelos painéis solares em corrente alternada, própria para uso.
A energia que sai do inversor solar vai para o seu “quadro de luz” e é distribuída para sua casa ou empresa, e assim reduz a quantidade de energia que você compra da distribuidora.
A energia solar gerada é utilizada em TVs, computadores, lâmpadas, motores, ar condicionado, chuveiro, ou seja, tudo aquilo que estiver conectado à sua rede elétrica.
A energia elétrica gerada em excesso será enviada para a rede da distribuidora e medida por um relógio bidirecional (instalado pela distribuidora). Esse relógio mede a energia da rua que é consumida e a energia gerada em excesso. A energia que vai para a distribuidora vira “créditos de energia” para serem utilizados posteriormente. Em outras palavras: você produz energia limpa com a luz do sol e reduz a sua conta de luz em até 90%!!
A Energia Solar Fotovoltaica é uma fonte alternativa, renovável, sustentável e barata de produção de energia elétrica. Trata-se de um sistema composto principalmente por módulos, placas ou painéis solares capazes de captar a radiação solar (luz do sol) e transformá-la em corrente elétrica capaz de abastecer residências, comércios, industrias, tanto em áreas urbanas como rurais.
A energia fotovoltaica é produzida pelos painéis solares, a partir da captação de radiação solar (luz do sol), e transmitida para um dispositivo chamado inversor solar. O inversor solar transforma a energia produzida em corrente contínua em energia de corrente alternada, possibilitando, assim, que essa energia seja consumida imediatamente ou armazenada na rede da concessionária de energia.
O valor de um sistema solar fotovoltaico varia de acordo com a demanda energética. Quanto maior o consumo de energia elétrica, maior o número de placas a serem instaladas e, consequentemente, maior o valor do sistema. Assim, não há como saber quanto vai custar um sistema solar sem que se faça um orçamento. Todavia, pode-se dizer que o valor de um sistema solar, em especial os residenciais, equivale a quatro ou cinco anos do valor a sua conta de luz, que é o prazo estimado para retorno do investimento.
Economicamente falando, a energia solar é extremamente viável, tanto para indústrias, comércios, empresas, agronegócios, como para residências. O retorno de investimento é de aproximadamente quatro a cinco anos, podendo ser ainda menor para consumidores com alto consumo energético. Ou seja, quanto maior a sua conta de luz, mais rápido o seu retorno de investimento, o que não significa que consumos mais baixos não apresentem retorno de investimento viável. Pelo contrário, com energia solar, mesmo em sistemas pequenos, considerando a durabilidade dos painéis solares, você vai gastar com energia solar apenas pouco mais de 10% do que gastaria com energia elétrica ao longo de 30 anos.
De acordo com os manuais dos fabricantes, a durabilidade estimada para um sistema solar fotovoltaico é de 25 a 30 anos. Isso significa que até, no mínimo 25 anos, o sistema instalado vai estar em pleno funcionamento. Depois desse prazo, os sistemas passam perder potência e produzir energia em menor escala, entretanto não param de produzir. Na Alemanha existem sistemas solares, com tecnologia semelhante à aplicada no Brasil, em operação há mais de 40 anos, com produção em 60% da sua capacidade.
Os painéis fotovoltaicos são fabricados com tecnologias duráveis e são projetados para enfrentar condições meteorológicas extremas, apresentando boa resistência a chuvas de granizo, ventos fortes e outras adversidades, desde que instalados de forma adequada.
Em regra, não é necessária nenhuma adequação no imóvel. Todavia, é importante que a sua entrada de energia esteja de acordo com as normas da concessionária (COPEL ou outra), bem como que, no caso de instalação em telhado, este esteja em boas condições. Em todo caso, é feita uma vistoria técnica antecipadamente, para saber se há necessidade ou não de alguma adequação no local de instalação.
O Sistema de Energia Solar requer muito pouca manutenção, as quais consistem basicamente em lavagem periódica das placas e verificação dos cabos e conectores. É importante manter sempre os painéis limpos, para melhor eficiência do sistema. O intervalo da lavagem dos painéis depende do local instalado e da incidência de poluição e sujeira.
O sistema de Energia Solar produz energia até em dias chuvosos e nublados. Em menor do que em dias ensolarados, mas não deixa de produzir. Para dimensionamento de um sistema solar, são feitos cálculos considerando as condições climáticas da região da instalação.
Existem dois tipos de sistemas, o sistema On Grid (Conectado na Rede Elétrica), e o sistema Off Grid (Sistema de Baterias). Para o sistema On Grid, caso falte luz na sua região, o seu imóvel também ficará sem energia elétrica. Para o sistema Off Grid não há corte de energia, pois toda energia gerada é armazenada em baterias e o sistema é independente da rede elétrica.
O sistema é calculado em base do seu consumo médio de energia elétrica, através do seu histórico de consumo, podendo reduzir até 95% da sua conta de luz. Todavia, se o sistema for On Grid (Conectado à rede elétrica), continuará pagando as taxas mínimas da concessionária de energia.
Todo residual de energia produzida pelo sistema gerador de Energia Solar é enviado para a Rede Elétrica, gerando créditos que podem ser utilizados pelo próprio imóvel ou por outro em até 5 anos.